logo RCN
VIVER E CONVIVER

Pensar com clareza é essencial

A vida dedicada ao saber é uma vida focada para a razão, isto é, pensar com clareza nas escolhas, cada escolha tem que ser bem pensada com clareza, discernimento ampliando a visão de quais efeitos isso acarretaria. Nem sempre temos a clareza e visão sobre certas coisas, mas a clareza é essencial e ajuda a não piorar as coisas e não se prejudicar ou prejudicar outras pessoas. Seja a curto, médio e longo prazo.

A clareza é um pensamento não uma atividade que não acontece por acaso. Exige esforço e constante treinamento. É por meio da clareza que podemos dar rumo e dedicação aos nossos verdadeiros propósitos, encontrar qual é o nosso relacionamento com os outros e os deveres essenciais a esses relacionamentos.
Quanto mais nos responsabilizamos pelas nossas escolhas e atos, mas nos tornamos coerentes e teremos clareza e inteligência para resolver as coisas, não ficamos intoxicados a partir do pensamento colocando a culpa em outra pessoa ou situação. Essa energia vai direto para o que precisamos fazer e tomaremos atitudes emocionalmente inteligentes (eficazes e claras). Sairemos do papel de vítima para nos tornarmos protagonistas da nossa vida.

Todos nós devemos ficar atentos e identificar os auto enganos, os raciocínios incoerentes. Analisar se as deduções são genuinamente claras ou derivadas de conclusões precipitadas e sem fundamento.

Por exemplo: “fiz faculdade, portanto, sou melhor que você”. Deparamos com essas falácias no dia a dia o tempo todo. A conclusão válida seria: “fiz faculdade, portanto, tenho um pouco mais de oportunidade de emprego devido a instrução aprendida na graduação que você não fez”.

Lembremos: o caráter não depende de bens materiais ou de um discurso convincente.

Os mecanismos da clareza podem ser bem compreendidos em alguns dos quesitos: saber o que quer e focar. A intencionalidade (sem manipular ou querer trapacear alguém) com foco é um quesito sadio para conseguir o que quer.

Enfim, clareza mental é a competência de ter uma visão de futuro delineada sobre o que você quer, sobre onde você quer chegar e de qual caminho deve ser cursado para isso. A clareza não surge de maneira mágica na imaginação da pessoa, precisa ser trabalhada como um hábito comportamental. Quanto mais você se examina, mais afina sua capacidade de discernir assertivamente as situações cotidianas perante a vida e mais perto está de responder essas várias e importantes perguntas advindas da existência humana.

Dedicando-se a compreender os mecanismos da clareza de pensamento você não cometerá auto enganos e errará menos, pois todos nós cometemos erros. Exercitar a lógica com argumentos irrefutáveis será uma atividade muito benéfica ao seu cérebro humano. Produzirá novas sinapses elucidativas. Passará a tomar decisões mais evolutivas. A clareza é saber trilhar o caminho com sabedoria e discernimento e não o ponto de chegada. Muitas pessoas se entopem de conhecimento, porém não são sábias o bastante para usufruírem de determinado ensinamento naquele exato momento de vida delas. Ou seja, sem o filtro da clareza mental o ser humano tende a ser levado pelas próprias crenças irracionais arraigadas no seu eu interior. Pensar com clareza requer treino. Exemplo: pratique reflexões diárias e escreva seus pensamentos. A escrita do que se pensa pode ser uma ferramenta cognitiva bem elucidativa, pois clareia o pensar.

Bibliografia: Epicteto. A arte de viver. Sharon Lebell.

Filmografia:
Poder Além da Vida.

Experiências transformadoras, seus efeitos, e as dimensões humanas Anterior

Experiências transformadoras, seus efeitos, e as dimensões humanas

Vida de Aparências Próximo

Vida de Aparências

Deixe seu comentário