Experiências transformadoras, seus efeitos, e as dimensões humanas
As experiências que vivemos têm muitos níveis, profundidades e significados, muitas experiências não nos atingem ao ponto de obter mudanças na nossa maneira de viver ou de ver as coisas no dia a dia, com nossos pares, familiares, amigos, colegas de trabalho e conosco. Outras, em contrapartida, nos fazem refletir e aprofundar nas nossas mazelas comportamentais e maneiras de ver e interagir no mundo.
Talvez as experiências que vivemos podem se transformar em traumas emocionais ou podem ser transformadoras. As dimensões humanas podem ser: física, emocional, mental e espiritual. Quando lidamos com uma pessoa podemos ampliar a visão sobre ela e ver a partir dessas quatro dimensões. Dessa maneira, a compreensão se amplia e podemos crescer como seres humanos espirituais, mais empáticos, nos tornarmos acolhedores com as pessoas e consigo mesmo. Com essa interação fica mais fácil delegar tarefas, pedir favores, dialogar, enfim, relacionamentos mais otimizados para se conviver bem, seja na família, no âmbito profissional, amizades e outros.
A primeira dimensão do ser humano é a física, é a mais densa na qual vemos no espelho, que todos nós conhecemos, levamos o corpo físico para o banho, médicos, exames, e nos alimentamos para mantê-lo vivo. A segunda dimensão é a mental - intelectual, onde residem nossas múltiplas inteligências, nossos raciocínios, ideias, habilidades inatas, capacidade de aprender (cognição). A terceira dimensão é a emocional, onde nascem nossos problemas emocionais, numa análise mais ampla do cotidiano, o ser humano é praticamente um analfabeto emocional. Sabemos muito pouco das nossas emoções, muitos se recusam ter contato com elas, optando por fugas de comportamento evitáveis. Certas pessoas querem evitar sentir raiva, medo ou felicidade. Muitos condicionamentos e repressões na infância causam repressões espirituais, alguns até queriam expressar as emoções, mas a pressão social proibiu. Crescemos achando ser normal ficarmos repletos de problemas emocionais. É importante contar com nossa história, nossas experiências, desta feita, são possíveis as construções emocionais originalíssimas, ou seja, exercer a nossa singularidade. A quarta é a espiritual – aqui não se trata de religião, mas de espiritualidade. A espiritualidade é a qualidade do seu espírito. É saber quem você é de modo mais profundo e espiritualizado. A pessoa espiritualizada tende a analisar melhor suas experiências de vida. Existe o equilíbrio nessas dimensões. Se você der mais energia ou ficar siderado em uma ou duas dimensões, deixando as outras de lado, o processo ficará defasado, eliminando assim o equilíbrio do espírito. Quando isso acontece, a pessoa fica sem energia para ter uma vida mais equilibrada do ponto de vista integral. Não por acaso, já existe a medicina integrativa.
Os cuidados com cada dimensão é a simples dedicação no dia a dia. Dimensão física: cuidar do corpo, exercícios regulares, alimentação equilibrada e outros. Dimensão mental: ler bons livros, exercitar a capacidade de refletir a cada dia, ter flexibilidade mental para aprender e elaborar um diário (escrita diária de como está a sua vida). Capacidades cognitivas (cerebrais) podem ser desenvolvidas, todavia, alguns traumas de infância interferem na saúde mental. Experiências negativas na vida infantil afetam a nossa capacidade de aprendizagem. Um dos transtornos mais comuns, seria a ansiedade. Dimensão emocional: para equilibrar nosso corpo emocional, pode-se utilizar a arte, a poesia, a contemplação na natureza, banhos de cachoeira e de mar. E cuidar da nossa criança interior acolhendo-a e olhando-a com a maturidade de adulto.
Dimensão Espiritual: para arejar nossa alma é imprescindível deixar de realizar doação, compartilhamento, serviços sociais de modo voluntário, compaixão com o próximo, generosidade fidedigna, bondade verossímil, afeto genuíno e gratidão. E reconhecer que somos seres energéticos e espirituais por demais.
Fontes: Sheldrake, Rupert. A Ciência da Prática Espiritual: experiências transformadoras e seus efeitos e sua eficácia em nosso corpo, cérebro e na saúde. – São Paulo: Editora Pensamento Cultrix, 2021.
Filmografia: Merlí (2015-2018).
Webgrafia.https://escolatrabalhoevida.com.br/ pessoa-somos-4-dimensoes -em-1/#:~:text =A%20primeira %20dimens %C3%A3o %20do %20ser,problemas %20que%20s %C3%A3o% 20as%20emo% C3%A7%C3%B5es.
Deixe seu comentário