Habilidades de poder (Power Skills)
Refletindo no dia a dia sobre as experiências e vivências pessoais e grupais, uma pergunta surgiu: quais as habilidades que foram desenvolvidas nas áreas familiares, profissionais, relacionais, espirituais e outras, que ajudaram a ter relativo sucesso na família, carreira profissional e nas amizades? E o poder é usado por você sobre as outras pessoas, ou, o seu poder pessoal é que o direciona a se tornar um ser humano melhor?
Talvez nunca teremos tempo para pensar sobre isso. Podemos adentrar numa lamúria mental, com queixas infundadas, ao invés de olhar para os pequenos e grandes crescimentos que a vida nos trouxe ou nos desafiaram a crescer. Ou seja, quais habilidades se desenvolveram e trouxeram maior satisfação na vida e nos relacionamentos com você mesmo e nos relacionamentos interpessoais?
O que são habilidades? São competências práticas que uma pessoa desenvolve para executar tarefas particulares. Elas podem ser classificadas de diversas formas, como:
● Cognitivas: Relacionadas à capacidade de aprendizagem;
● Motoras: Relacionadas à capacidade de realizar movimentos com precisão;
● Sociais: Relacionadas à capacidade de interagir e se relacionar com outras pessoas.
Exemplos de habilidades são:
● Habilidades técnicas, como a capacidade de programar, escrever, desenhar, ou operar máquinas.
● Habilidades interpessoais, como comunicação eficaz, trabalho em equipe, liderança e resolução de conflitos.
Algumas habilidades consideradas essenciais para o sucesso na faculdade e na carreira são:
● Comunicação;
● Pensamento crítico;
● Trabalho em equipe;
● Adaptabilidade e resiliência;
● Gestão do tempo;
● Resolução de problemas;
● Inteligência emocional;
● Liderança.
Umas das coisas mais importantes nessa jornada ao caminhar para potencializar as habilidades e poder (poder da pessoa, não poder sobre outras pessoas). É o autoconhecimento: que é o conhecimento que uma pessoa tem sobre si mesma. É a ação de olhar para si mesma. É reconhecer seus pontos fortes, suas limitações e os gatilhos mentais que podem ampliar as emoções nocivas: inveja, ódio, rancor e outras. Saber definir objetivos e trilhar uma estrada exequível da autorrealização.
Outro ponto é a mentalidade de crescimento (growth mindset), pessoas que entendem o esforço e os desafios e os feedbacks como ferramentas valiosas de crescimento e desenvolvimento. O aprendizado contínuo ao longo da existência terrestre. Um eterno aprendiz.
E sucesso é trabalhar com o que gosta, é a liberdade de escolha. É importante não fazer comparações com o sucesso dos outros dos quais têm realidades e origens diferentes. Se não pensarmos assim, ao invés de gerarmos inspirações, novas ideias e autoconhecimento, geraremos frustrações e seguiremos com bastante angústia existencial.
Um dos passos na busca do sucesso é ter clareza do que ele significa para você. Sem se preocupar em atender as expectativas das outras pessoas e da sociedade. E desenvolver habilidades de:
1. Disciplina: para atingir qualquer objetivo ou meta que tenha na vida pessoal e profissional.
2. Comunicar: para pedir alguma coisa com assertividade.
3. Escuta ativa: para se conectar com o outro e compreender o problema.
4. Garra e mentalidade de crescimento: para saber lidar com situações adversas e pressões.
5.Colaborar: em um mundo cada vez mais competitivo.
6. Empatia: para criar conexões verdadeiras e duradouras.
Bibliografia: Blaschkauer, Dafna. Power skills:
as habilidades-chave para destravar seu potencial máximo.
São Paulo: Editor Gente, 2022.
Filmografia: Poder Além da Vida (2006).
Deixe seu comentário