logo RCN
Viver e Conviver

Aceitação, compromisso e renovações

Chegando ao final de mais um ciclo, onde vai completar 365 dias, a energia do final de ano traz recomeços, renovações. Natal significa renascimento, reconciliações, o falado espirito natalino. Algo está no ar. Nisso, ao falar sobre a aceitação e compromisso a pessoa aceita olhar para as suas emoções e não as evitar. O estilo de pessoa que evita as emoções, muitas vezes é uma barreira que não leva ao progresso de cura de suas queixas, ficam presos nessa malha de emoções, mágoas mal resolvidas, colocadas por debaixo do tapete. Neste comportamento podemos tropeçar nas próprias mazelas.

Reavaliar suas emoções e comportamentos durante o ano que passou ajuda a levar a vida mais leve, e evita doenças psicossomáticas. Cada pessoa é única, apesar de ter padrões parecidos por causa do próprio condicionamento familiar, cultural e religiões.

Existe um mito que não podemos sentir certas emoções consideradas mais pesadas, medos, raiva, ciúme e outras. Trabalhando com a regulação emocional a tendência é diminuir a intensidade e a duração dessas emoções mais tóxicas. Na terapia de aceitação de compromisso (TAC) tem técnicas para ajudar o paciente a parar de evitar suas emoções e a aprender a lidar com elas.

Ao avaliar suas emoções com aceitação pode-se ver quais fatores que contribuem para o desenvolvimento do problema e fatores mantenedores (aqueles ligados a manter o problema), por exemplo: vícios que vão contra a sua saúde física e emocional ou maus hábitos de variadas dimensões como manter desafetos por longo tempo, culpar sempre os outros e não ter autocrítica.

Podemos considerar que muitas vezes a mudança é necessária, nem tudo está nesse domínio, afinal, existem coisas que precisam ser aceitas em vez de modificadas, considerando o controle que temos em relação a vida.  Tem coisas e situações que não dependem de nossa mudança, mas pode-se deixar um exemplo de vida e de autossuperação. Nada que não seja você mesmo, pode dar-te paz.

Bibliografia: Schutz, Natanna Tayanara. Manual de técnicas em terapia do esquema. – Novo Hamburgo: Sinopsys Editora, 2023. 

Filmografia: A Vida é Bela[ (em italiano La vita è bella - é um filme italiano de 1997 do gênero comédia dramática dirigido e estrelado por Roberto Benigni  co-autor do longa juntamente com Vincenzo Cerami.  

Autocrítica engajadora Anterior

Autocrítica engajadora

A Era das Distorções Cognitivas Próximo

A Era das Distorções Cognitivas

Deixe seu comentário