logo RCN

Conheça o seu Candidato de Rodeio

O jornal Cabeço Negro entrevistou os candidatos a prefeito de Rodeio para que você saiba mais sobre as propostas

VALCIR FERRARI

O jornal Cabeço Negro realizou uma entrevista o candidato com perguntas e respostas escritas e entregues até o dia 20 de setembro. Esperamos que a entrevista possa servir de parâmetro para você eleitor tomar a sua decisão final na urna no dia 06 de outubro.

CN: Uma breve apresentação sua.

Valcir: Sou um rodeense de berço. Quando pedem para eu me apresentar, costumo dizer que o Valcir Ferrari é um sujeito simples, como muita gente de Rodeio. Filho de José Ferrari e Detruda Ferrari (In Memoriam), fui criado no bairro Rodeio 50, em um local conhecido como Grota do Machucho. Sempre fui um sujeito inquieto, muito incomodado com as coisas que faltam a nossa gente e disposto a ajudar quem precisa.

CN: Qual sua experiência em gestão pública?

Valcir: Primeiro aceitei o desafio de representar a minha comunidade como Vereador. Depois junto com o Paulinho, como Vice-Prefeito, governamos Rodeio por 8 anos. Construímos junto da população um governo diferente, participativo, que deixou um enorme legado de obras e ações por todos os cantos da cidade. Em 2020 fui candidato à sucessão de um governo exitoso. Além da experiência adquirida dia a dia em frente à Prefeitura, procurei me especializar mais para ser o Prefeito que a cidade merece. Me formei em Gestão Pública para entender como a máquina funciona e poder proporcionar o melhor para os nossos cidadãos.

CN: Qual sua história de vida no que se refere à sua atuação social (relacionamento com a comunidade, em geral); quando e em que nível já esteve ou está dedicado a alguma ação de interesse público?

Valcir: Desde que me conheço por gente me dedico às comunidades de Rodeio. Nasci no bairro Rodeio 50 onde iniciei meu envolvimento com a comunidade. Em 1993 me casei com a minha companheira, Mércia M. P. Ferrari e fui morar no bairro Rodeio 12. Continuei me empenhando no CPC da Capela Santo Antônio e fiz parte da Associação de Moradores. Já fui da APP da EEFSF Benjamin Gallotti, participo da Associação Atlética San Vigílio e contribuo com o Conselho Municipal de Segurança, APAE e Conselho Municipal do Idoso.

CN: Quais seus valores éticos políticos?

Valcir: Fui criado com valores cristãos. Sou disseminador da política, não dá politicagem. Por isso tenho orgulho em falar que em todos os anos à frente da administração da cidade, como Vereador, Vice-Prefeito e agora, Prefeito, nunca deixamos de honrar nossos compromissos com Rodeio. Jamais fiz distinção política, religiosa ou qualquer outra forma de discriminação. Acima do cargo político, sigo sendo um cidadão de Rodeio e trato a todos da mesma forma que busco ser tratado, com respeito e atenção. Essa é a função primordial de um gestor; acolher e auxiliar.

CN: Qual seu projeto para manter o jovem em Rodeio evitando a evasão para municípios maiores?

Valcir: Realizamos vários projetos para capacitação e aprimoramento dos nossos jovens, oportunizando a entrada no mercado de trabalho com experiência em diversas áreas. O projeto Escola do Amanhã (Maker) se destaca nesse quesito. Uma parceria exitosa, junto ao SESI, que proporciona aos estudantes o contato com áreas de atuação que são as profissões do futuro; robótica, programação, fotografia, edição de vídeos e muito mais. Essas profissões, além de fartas no mercado de trabalho atual, proporcionam modalidades de home office que permitem trabalhar de casa para empresas nacionais ou internacionais.

CN: Qual ou quais medidas podem ser efetivadas ou alteradas para adequar a saúde pública?

Valcir: A Saúde é o grande desafio de qualquer gestor público. Queremos ter um atendimento cada vez mais humanizado e acolhedor. Vamos ampliar o Centro de Imagens colocando mais equipamentos à disposição de nossa população. Pretendemos facilitar a vida e o acesso do cidadão proporcionando o máximo de atendimentos aqui em Rodeio, além de construir uma Unidade de Saúde no bairro Lagos e promovendo a Unidade de Saúde Móvel para atender os bairros mais distantes. Para o bem-estar animal, fortaleceremos as castrações através do Castramóvel em todas as comunidades de Rodeio. Vamos valorizar cada vez mais o profissional de saúde que dedica sua vida a cuidar dos outros.

CN: Como está o turismo no seu plano de governo?

Valcir: Queremos fortalecer o segmento na cidade promovendo capacitação aos agentes turísticos, aprimorando a sinalização turística e, principalmente, criando eventos no calendário municipal que identifiquem nossa cultura italiana/trentina. Vamos criar a Rota de Sabores e Sabores voltada à gastronomia. Retomaremos a Rota Interna Caminhos de Frei Bruno. Ampliaremos a divulgação dos nossos eventos, nossas marcas e nossos atrativos, atraindo a atenção de agências de turismo promovendo a cidade como um destino turístico.

CN: Seu plano de governo contempla que tipo de fomento para a economia?

Valcir: Fomos o município que mais cresceu proporcionalmente na região do Médio Vale do Itajaí na última década. Isso é resultado direto da revolução que fizemos na infraestrutura urbana da cidade e o acesso com qualidade às nossas políticas públicas. É claro que isso reflete positivamente no desempenho econômico. Ampliamos de 24 milhões para 59 milhões o orçamento anual da Prefeitura. Isso sem criar ou ampliar impostos. Somente com uma gestão séria e transparente dos recursos, e a atração de novos investimentos para a cidade. E vamos seguir em frente. Com o programa Nota do Futuro vamos estimular a compra no comércio e prestadores de serviço local, beneficiando quem pede nota fiscal, com promoções e retornos tributários aos cidadãos, e campanhas educativas sobre a importância da nota fiscal ao desenvolvimento da cidade nas escolas e centros de educação infantil. Concederemos à exploração o terreno da área industrial no bairro Rodeio 32 a novas empresas que queiram se instalar em Rodeio. Com o Rodeio do Futuro, estimularemos a instalação de empresas de economia limpa, de baixo impacto ambiental, e de tecnologia e inovação para criar postos de trabalho com maior média salarial, contribuindo assim com a permanência de nossos jovens em Rodeio.

CN: Como pretende conciliar as demandas municipais com a instabilidade jurídica e, especialmente, diante da economia nacional que já demonstra falta nos repasses municipais?
Valcir: Na verdade, Rodeio tem tido regular crescimento nas transferências de recursos. Nossa arrecadação tem aumentado devido ao trabalho que fazemos de controle sistemático do lançamento de dados do município nos sistemas. E o seu devido acompanhamento.

CN: Qual sua posição sobre a reforma tributária e a alteração no sistema dos tributos municipais?

Valcir: Existem muitas controvérsias sobre o tema. Inclusive a maior parte das dúvidas permanecem em função da falta de regulamentação da reforma pelo Congresso Nacional. Diversos projetos de lei ainda precisam ser votados para que se efetive. Mas parece ser consensual entre todos os setores da sociedade brasileira que o atual, ou antigo, sistema tributário era péssimo e prejudicial à nossa economia.

CN: Manifestação livre.

Valcir: Quero agradecer a todos que me escolheram durante esses anos para construir o futuro de nossa amada Rodeio. Muito foi feito. Superamos vários desafios em meus últimos 4 anos de mandato e isso me fez ter mais certeza de que estou preparado para continuar seguindo em frente com o desenvolvimento do município, proporcionando qualidade de vida para as pessoas, tratando cada uma delas com dignidade, respeito e promovendo políticas públicas que atendam as necessidades de nossos cidadãos. Eu e o Bili não somos dúvida. Somos a certeza que de quem já fez, fará e que para seguir em frente é com o “55”!

CN: Agradecemos imensamente pela entrevista


O jornal Cabeço Negro realizou uma entrevista o candidato com perguntas e respostas escritas e entregues até o dia 20 de setembro. Esperamos que a entrevista possa servir de parâmetro para você eleitor tomar a sua decisão final na urna no dia 06 de outubro.

CN: Uma breve apresentação sua.

Nei: Olá, sou Nei Venturi, filho de Paulino e Anice Venturi. Tenho 59 anos e sou casado com Rosângela Tambosi. Juntos, temos dois filhos: Diego, casado com Angela Eccel, e Jerusa. Com mais de 40 anos de experiência na farmácia, sempre priorizei a excelência no atendimento e a missão de "cuidar das pessoas em primeiro lugar", o que me enche de orgulho.

CN: Qual sua experiência em gestão pública?

Nei: Entre 2017 e 2020 fui vereador, trabalhei para trazer recursos e investimentos para saúde, educação e infraestrutura. Com o apoio do MDB, ouvi as necessidades da comunidade e promovi projetos que melhoraram o cotidiano dos cidadãos. Agora, como candidato a prefeito, junto com meu vice, Lucas, comprometo-me a administrar a cidade com eficiência e responsabilidade.

CN: Qual sua história de
vida no que se refere à sua atuação social (relacionamento com a comunidade, em geral); quando e em que nível já esteve ou está dedicado a alguma ação de interesse público?

Nei: Sempre estive ativamente envolvido nas APPs das escolas dos meus filhos, bem como no CPC da comunidade. Esses anos de participação me proporcionaram uma profunda compreensão das necessidades e desafios educacionais, e reforçaram meu compromisso com a melhoria contínua da nossa educação.

CN: Quais seus valores éticos políticos?

Nei: Quem conhece o “Nei da farmácia” sabe que minha trajetória de vida e trabalho tem sido marcada pela simplicidade e pela proximidade com as pessoas. Sempre busquei promover o cuidado, o diálogo, o respeito e o bem-estar de todos. Essa maneira de atuar resultou em uma caminhada sólida e respeitada na profissão, com uma visão que valoriza a transparência e o compromisso com o bem-estar comum.

CN: Qual seu projeto para manter o jovem em Rodeio evitando a evasão para municípios maiores?

Nei: O apoio contínuo à educação e ao desenvolvimento profissional é essencial, vamos criar oportunidades concretas para que nossos jovens permaneçam e prosperem em Rodeio. Lançaremos um fundo rotativo de microcréditos para apoiar jovens empreendedores e fomentar novos negócios, fortalecendo a economia local. Com o Programa Rodeio Digital, oferecemos cursos e eventos sobre Ecommerce, Marketing Digital e outras competências digitais para preparar os cidadãos para o mercado de trabalho atual e futuro, bem como, garantir o transporte escolar para os universitários. Essas ações visam fortalecer a educação, promover o empreendedorismo e capacitar para o mundo digital.

CN: Qual ou quais medidas podem ser efetivadas ou alteradas para adequar a saúde pública?

Nei: Nossa prioridade é garantir que a população de Rodeio tenha acesso a um atendimento de saúde rápido e eficiente. Para isso, manteremos o convênio de urgência e emergência com o Hospital Oase em Timbó e buscaremos firmar um novo convênio com o Hospital Beatriz Ramos em Indaial. Além de ampliar as especialidades médicas, exploraremos inovações como a telemedicina, já implementada em várias cidades. Sistema de mutirões para reduzir o tempo de espera e garantir tratamentos mais rápidos para exames e cirurgias eletivas. Além dos cuidados médicos tradicionais, lançaremos o Programa Saúde e Bem-estar, que incluirá práticas integrativas e complementares como acupuntura e fitoterapia. Vamos ampliar o atendimento domiciliar para garantir cuidados adequados e dignos para pessoas com necessidades especiais, acamados e idosos, no conforto de seus lares.

CN: Como está o turismo no seu plano de governo?

Nei: Queremos promover a nossa rica herança cultural e receber visitantes com eventos marcantes. Além dos eventos culturais, estamos focados em promover o agroturismo e o turismo religioso como novas vertentes de atração para nossa cidade. O agroturismo oferece aos visitantes a oportunidade de experimentar a vida no campo e explorar a produção local, enquanto o turismo religioso permite que descubram nossos patrimônios religiosos e espirituais. Essas formas de turismo não só diversificarão nossas ofertas, mas também valorizarão aspectos únicos de nossa cidade. Vamos revitalizar e preservar nossos principais pontos turísticos, aprimorando a infraestrutura e a acessibilidade, para tornar mais fácil para todos visitarem e desfrutarem das atrações da cidade.

CN: Seu plano de governo contempla que tipo de fomento para a economia?

Nei: Nossa visão é diversificar a economia de Rodeio, incentivando novos negócios e expandindo setores emergentes como tecnologia e indústrias criativas, além de fortalecer os setores tradicionais. Implementaremos o "Programa Jovem Empreendedor" e o "Rodeio Digital" para oferecer microcrédito e capacitação em e-commerce, marketing digital, programação e robótica. O programa "Rodeio é minha casa" permitirá que rodeenses retornem e trabalhem remotamente. Desenvolveremos um "Plano de Crescimento" para atrair novas empresas e fomentar a inovação tecnológica, explorando também o agroturismo e turismo religioso. Priorizaremos a qualificação da força de trabalho para promover inclusão social e atender às demandas do mercado.

CN: Como pretende conciliar as demandas municipais com a instabilidade jurídica e, especialmente, diante da economia nacional que já demonstra falta nos repasses municipais?

Nei: Maximizar a arrecadação municipal será prioritário, e buscaremos parcerias sólidas com os níveis estadual e federal. A coligação “Juntos por Rodeio” (MDB, PL e PP) tem forte representação nas bancadas estadual e federal, o que ajudará a obter apoio e recursos adicionais. Criar projetos que atendam às necessidades de Rodeio e contar com o suporte de deputados e senadores permitirá receber investimentos essenciais para o desenvolvimento local e compensar a falta de repasses.

CN: Qual sua posição sobre a reforma tributária e a alteração no sistema dos tributos municipais?

Nei: Precisamos de uma reforma tributária, mas não desta que foi aprovada. O texto que está sendo regulamentado pelo Congresso Nacional traz consequências negativas aos municípios. Causará enfraquecimento de nossa capacidade financeira, tirando autonomia fiscal e administrativa, tornando-nos ainda mais dependentes dos repasses estaduais e federais. A reforma, ao unificar tributos como o ISS e o ICMS no novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), retira dos municípios sua principal fonte de receita própria, prejudicando o financiamento de infraestrutura e serviços essenciais. Cabe a nós cobrarmos dos nossos deputados federais e senadores para que apresentem soluções nestas legislações que beneficiem os municípios.

CN: Manifestação livre.

Nei: Estamos vivenciando um momento decisivo para o futuro da nossa cidade. Quero que nossos filhos, netos e amigos prosperem aqui, gerando novos empreendimentos e trabalhando em empresas consolidadas. Nosso foco é criar um ambiente onde a qualidade de vida, segurança, infraestrutura, educação e saúde sejam prioridades. Comprometido com o potencial da nossa cidade, buscarei fortalecer o que já é bom, apoiar novos talentos e investir no bem-estar social. A mudança acontece quando acreditamos nela. No dia 06 de outubro vote em um candidato a vereador de nossa Coligação, que representa a verdadeira renovação! Para prefeito e vice, Nei e Lucas! Vote 15 - Juntos Por Rodeio!

CN: Agradecemos imensamente pela entrevista.

*Os textos são de inteira responsabilidade dos candidatos

Conheça o seu Candidato de Ascurra Anterior

Conheça o seu Candidato de Ascurra

Esclarecimento do TSE sobre o momento do voto Próximo

Esclarecimento do TSE sobre o momento do voto

Deixe seu comentário