logo RCN
FATTI E RACCONTI

O Poeta Vicente Cechelero

A cidade de Ascurra entrou para a história através de seu ilustre habitante Vicente Cechelero. Filho de Delírio Cechelero, morava no bairro Ribeirão Santa Bárbara. Ainda jovem mudou-se para São Paulo a fim de se tornar escritor. Descendente de família tradicional de Ascurra, nasceu em 13 de janeiro de 1950.

Depois de vários livros, um deles teve destaque nacional. Recebeu inclusive prêmio da Academia Brasileira de Letras. E para o lançamento desse livro Vicente retornou a sua cidade natal. A noite de autógrafos foi no dia primeiro de outubro de 1993 na sociedade Sete de Setembro. Vicente autografou o seu premiado livro “Só Matéria do Mundo” na presença da comunidade, autoridades, alunos e professores.

Com a palavra o escritor falou de sua infância na cidade e a mudança para São Paulo. Lembrou que foi aluno de Hemembergo Bazzanella na escola do bairro Ribeirão Santa Bárbara. Inclusive o professor estava presente também e recebeu elogios de Vicente. Depois passou a estudar no Colégio Domingos Sávio e no Colégio São Paulo. Nesta última escola os amigos da turma eram Leandro Dalfovo, Tarcísio Zonta, Reno Pegoretti, Adalberto Sandri, Elói Possamai, Silvio Finardi, Pedro Moser, Rogério dos Prazeres, Pedro Zonta e Sérgio Zonta.

Depois de concluir o ginásio no Colégio São Paulo, Vicente saiu da cidade em busca do sonho de ser escritor. Segundo o amigo Leandro Dalfovo, Vicente reclamou que não teve apoio financeiro dos órgãos governamentais para lançar seu livro. Precisou de ajuda de amigos no projeto.

Uma das poesias do livro ele dedicou a cidade de Ascurra e transcrevemos a mesma aqui:

“Tu, minha cidade.

(Ao Mandin, não só porque amava Paris, Veneza, o Rio…)

Eu em ti,

profundamente,

tenho a raiz do meu afeto.

Em ti repouso. És meu abrigo.

Durmo em ti,

dos sonhos liberto e de meu ser incompleto.

Tu, que eu visito porque amo,

arquitetura criada pelo homem pelo acaso,

beleza que ameaça a perfeição divina.

Porque tu me possuis assim tão forte.

Se algum Deus pode sentir inveja de nós dois?”

A cidade homenageou o escritor criando a praça POETA VICENTE CECHELERO no centro de Ascurra. A cerimônia de inauguração foi no dia 29 de março de 2012.

Vicente foi poeta e crítico literário. Licenciado em filosofia portuguesa e espanhola pela Universidade de São Paulo.  Faleceu em Navegantes (SC), já muito doente, no dia 16 de abril de 2000. Ascurra perdia naquela data um dos seus mais ilustres filhos.

A Fogueira dos Solteirões Anterior

A Fogueira dos Solteirões

Italianada no Paraguai Próximo

Italianada no Paraguai

Deixe seu comentário