logo RCN

Legislativo em nova casa

Na noite do dia 05 de julho, autoridades e munícipes em geral compareceram à nova sede da Câmara Municipal de Ascurra para participar da solenidade oficial de inauguração.

No último momento antes do defeso eleitoral, a Câmara de Vereadores entregou ao município sua sede própria, e, por isso, ainda não foi estabelecida a denominação do prédio e nem houve o momento clássico em que se descerra a placa alusiva ao período legislativo. Mas a ocasião contou com grande presença da população, que encheu o novo plenário, para conhecer as dependências da nova Casa de Leis e prestigiar a inauguração.

A cerimônia iniciou à frente do prédio com apresentação da fanfarra municipal sob o comando do músico Wellison Souza que interpretou o hino do município e em seguida a solenidade continuou no Plenário da Casa tendo a bênção do Padre Osmar Debatin e do Pastor Orli dos Santos.

PULCHRA EDIS! Ou seja, do latim: Belo edifício!!
Belo prédio!


A cerimônia destacou a origem da vereança trazendo um simples e eficaz resumo.
“Os antigos Romanos são o berço das estruturas políticas que utilizamos hoje. Os edis eram as pessoas responsáveis por administrar, cuidar, zelar e fiscalizar tudo o que funcionava nos EDIS (nos prédios) públicos de uma polis (de uma cidade).

Havia outros responsáveis pelas VÉREAS, ou seja, que cuidavam das veredas, dos caminhos, das trilhas, da infraestrutura que ficavam do lado de fora das polis. Dali, a palavra VEREADOR, também dali que se chama, em sinônimo, os vereadores de EDIS, aqueles que são responsáveis pela preservação da cidade.

Em 1538, o Brasil, através de Portugal, já tinha suas primeiras Casas Legislativas, trazendo as mesmas funções desde os tempos da Roma antiga e que ainda hoje permanecem.

Aqui, na Casa Legislativa, estão os vereadores. Aqui estão as pessoas eleitas para zelar, administrar e fiscalizar a coisa pública. Agora num ambiente apropriado para exercer suas funções e para ter a maior participação popular, afinal é a Casa do Povo.”

Assim, com um breve resumo histórico, destacou-se a importância do novo prédio do município que vai abrigar os noves (9) vereadores e sua administração e todos os seus munícipes para que participem ativamente das atividades legislativas.

A edificação tem uma área construída de pouco mais de 390 metros quadrados, ao custo de pouco mais de R$960 mil, localizada na Rua Dom Bosco, número 252, no Centro de Ascurra. Conta com um gabinete para o Presidente, um gabinete compartilhado para vereadores e assessoria jurídica e toda estrutura necessária ao corpo técnico/administrativo (contabilidade, administrativo, recepção), uma sala de reuniões (comissões), arquivo, copa, auditório para mais de cem pessoas, banheiros para visitantes, acesso para portadores de necessidades especiais, sala de eventos no térreo e estacionamento próprio.

O projeto teve seu início em 2017, na 13ª Legislatura, sob a presidência do Vereador Márcio da Costa, iniciando a primeira etapa da construção ainda em 2019, pois até 2017 a Câmara de Vereadores ficava no prédio da prefeitura.

Além das autoridades da atual gestão e legislatura, prestigiaram a cerimônia os ex-prefeitos Moacir Polidoro e Lairton Possamai, os vereadores da 13ª Legislatura Eviatore Luiggi Quiarelli, Juvenal Moreto e Valdemar Possamai, funcionários públicos da municipalidade e também parlamentares representados por seus assessores, Ivan Pinto do Gabinete do Deputado Federal Ismael dos Santos, Volnei Fávero do Gabinete do Deputado Estadual Ivan Naatz e Riva Mattos, assessor do Deputado Estadual Marcos da Rosa.

Durante o cerimonial foram várias as manifestações destacando-se a fala do Presidente Maicon Possamai que mencionou,

“Hoje, com imensa alegria, vamos entregar esse novo e maior espaço para a população participar ativamente. Aqui, na Casa Legislativa, acontecem as regras e decisões do município. As direções da evolução passam por aqui. Estamos aqui para pensar no bem comum e desenvolvimento pleno da cidade e da comunidade. Aqui é a base da sustentação de qualquer governo e de qualquer regime democrático. Fico feliz e honrado em fazer parte de uma página importante ao município de Ascurra. Gostaria de registrar que os recursos investidos aqui foram fruto de esforços conjuntos entre o Legislativo e o Executivo. Para que pudéssemos estar aqui hoje tivemos uma grande colaboração do executivo. É claro que o maior protagonista e merecedor deste momento é o povo ascurrense. Estamos aqui como representantes eleitos e aqui ainda devem passar muitos e muitos vereadores que devem sempre utilizar desta Casa Legislativa como um local para REALIZAR e TORNAR ASCURRA MELHOR E MAIS PRÓSPERA.”

O vereador Márcio da Costa, protagonista da sede própria declarou: “hoje eu estou contente, feliz, por ter realizado uma obra que eu iniciei esse projeto dentro de mim lá em 2017 no meu primeiro ano de vereador. Me lembro quando eu saí para fazer campanha pela primeira vez e quando eu pedia voto eu dizia se eu conseguir deixar algum legado, eu volto para pedir seu voto. (...) Eu pude fazer minha reeleição porque consegui deixar alguns legados no município”.

“Aqui é a casa do povo, é a casa da democracia, aqui é a casa onde os grandes debates, os debates importantes para o desenvolvimento da cidade acontecem. O dia de hoje é a prova de que a união é capaz de trazer bons resultados para a nossa cidade. Ascurra é pequenininha, mas aparece como referência em vários rankings, como no desenvolvimento econômico, na educação, como referência na gestão pública”. Disse o prefeito Arão Josino da Silva.

A verdade é que a nova sede tem como objetivo maior oferecer à comunidade um poder legislativo mais atuante, responsável e principalmente transparente. Ascurra, novamente, está de parabéns, foram 4 anos em que a cidade só cresceu.

Cerimônia de Posse e Transmissão de Cargos da família Rotária de Ascurra Anterior

Cerimônia de Posse e Transmissão de Cargos da família Rotária de Ascurra

A importância na escolha do vereador comprometido com o município Próximo

A importância na escolha do vereador comprometido com o município

Deixe seu comentário