logo RCN

Liberdade

Defensores do politicamente correto e da liberdade sem limites estão atacando quem discorda de suas opiniões nas redes sociais com argumentos sem base moral e nem ética. O que é necessário entender é que existem limites para tudo que pode ser feito, pois vivemos em sociedade. Para que possamos viver bem, livres, precisamos que a nossa liberdade se encerre onde começar a dos outros. Temos sim nossos direitos assegurados na Constituição, mas também deveres. Uma pena que a maioria só gosta de ler sobre seus direitos. Da mesma forma muitos querem cercear o direito dos outros.

Além das restrições legais que nos são impostas pela legislação, deveríamos respeitar as restrições morais e a boa vivência em sociedade.

O cidadão tem o direito de fumar, mas outros têm o direito a respirar o ar puro. Todos têm o direito à opinião, mas em contrapartida precisam respeitar o direito dos outros de também opinar. O que não podemos é sobrepor os direitos sobre os deveres.

É necessário muito cuidado com o que se ouve e lê nas redes sociais. É necessário saber filtrar para não incorrer em corroborar com notícias falsas.

Na terça-feira, o governo tentou, através do Congresso, destruir por completo a liberdade de expressão dando aos políticos o poder de até mesmo prenderem os que os criticam por má conduta pessoal ou administrativa. Felizmente mais de 300 congressistas resistiram às investidas do atual mandatário da nação.

Mas vamos lá: o que é a liberdade de expressão que tanto falam nos dias atuais?

Conforme estabelecida na nossa Constituição, a liberdade de expressão protege o direito das pessoas de expressarem livremente suas opiniões e ideias, desde que não violem as restrições legais estabelecidas para proteger outros direitos ou a segurança pública.

Sendo assim, a sua principal finalidade é garantir um ambiente democrático em que as pessoas possam se expressar livremente, contribuindo para o debate público, o pluralismo de ideias e o desenvolvimento da sociedade.
A liberdade de expressão abrange uma ampla gama de manifestações, como a liberdade de imprensa, de pensamento, de opinião, a liberdade acadêmica, a liberdade de crítica, entre outras formas de expressão individual e coletiva.

Infelizmente os “deuses” de toga passaram por cima e até mesmo rasgaram nossa carta magna e punem com prisão quem discordar de qualquer magistrado. Sentenciam até mesmo quem possui provas sobre o que externou.

Hoje vivemos momentos de liberdade relativa, estamos limitados às restrições que alguns nos impõem.

Mas podemos lutar contra tudo isso, mas não antes de começarmos a fazer nossa parte com boas escolhas, principalmente no que devemos ou não ver e ouvir nestes tempos digitais.

“Sábios nos encantam e estúpidos nos cansam. Os meios digitais só ampliaram o poder de ambos, mas a escolha de quem ouvir ainda é nossa.” Autor desconhecido

Reeleição Anterior

Reeleição

Defendo minha cidade Próximo

Defendo minha cidade

Deixe seu comentário