logo RCN

Esclarecimento do TSE sobre o momento do voto

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esclarece:

1) Que o momento do voto é o exercício do direito de cada eleitor de escolher o seu representante. É isso e apenas isso. O voto é exercício da cidadania e, no dia da eleição em 2024, nada mais será apurado nem utilizado para qualquer cidadão de qualquer idade que não a escolha de seu representante no Poder municipal.

2) A eleição é organizada e executada pela Justiça Eleitoral e é mentira que exista um acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou com qualquer outro órgão, para estender a presença da eleitora e do eleitor nas urnas para qualquer efeito que não seja o exercício do direito fundamental de votar.

3) A mesma mentira circulou na internet antes das Eleições de 2022. A falsa imagem utilizada da Justiça Eleitoral constitui ilícito, como se esclareceu na página Fato ou Boato, em outubro de 2022.

4) Comunicação da Justiça Eleitoral é feita apenas pelos canais oficiais do Tribunal Superior Eleitoral e pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e cartórios eleitorais, nos quais se incluem os sites oficiais.

Aplicativos que facilitam o acesso a serviços eleitorais

Para que eleitores e candidatos tenham ainda mais facilidade para acessar os serviços eleitorais e as informações sobre as Eleições Municipais de 2024, a Justiça Eleitoral disponibiliza gratuitamente uma série de aplicativos e canais on-line.

Na palma da mão, por meio de um smartphone, de um tablet ou diante de um computador, a pessoa interessada pode consultar seu local de votação e dados do cadastro eleitoral, além de obter orientações sobre o pleito e acompanhar a divulgação dos resultados, entre outras informações.

Há também ferramentas que oferecem suporte na resolução de dúvidas, conferência de dados essenciais, envio de denúncias referentes a práticas ilegais em campanhas eleitorais e acesso a informações relevantes sobre as Eleições 2024.

Faltando 20 dias para o pleito deste ano, cujo 1º turno acontece em 6 de outubro, conheça esses apps e canais e se prepare para votar.

Fique por dentro as principais funcionalidades de cada um dos apps:

e-Título: É um aplicativo móvel que fornece a versão digital do título eleitoral. Ele permite acesso rápido às informações do eleitor, incluindo zona e seção eleitoral, situação cadastral, certidão de quitação eleitoral e certidão de crimes eleitorais.

Pardal: Permite denunciar propagandas eleitorais irregulares, com evidências anexas.

Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral: O Siade aceita denúncias de desinformação e conteúdos enganosos. Na página, a cidadã e o cidadão conseguem registrar episódios que envolvem a circulação de notícias ou afirmações falsas sobre as eleições.

Mesário: O aplicativo foi desenvolvido para treinar e auxiliar os mesários antes e durante as eleições, realizando também treinamentos por meio de aulas on-line.

Boletim na Mão: O app realiza a leitura de QR Code contido no final do Boletim de Urna (BU) impresso na seção eleitoral, o que possibilita ao eleitor obter e visualizar uma cópia digital dos BUs em seu celular ou tablet.

Resultados: Criado pela Justiça Eleitoral, o aplicativo tem a função de informar, em tempo real, a apuração e os resultados das eleições pela tela do celular. Uma versão dessa ferramenta também já está disponível no Portal do TSE.

Fonte: TSE

Esclarecimento do TSE sobre o momento do voto Anterior

Esclarecimento do TSE sobre o momento do voto

Setor de serviços de Santa Catarina é o que mais cresce no país Próximo

Setor de serviços de Santa Catarina é o que mais cresce no país

Deixe seu comentário