alimentação saudavel

Cardápio escolar é aliado no combate à obesidade e na melhora do desempenho dos alunos

  • Fotos: Divulgação - Segundo especialistas, a volta às aulas funciona como um "marco regulatório" para a saúde da criança

Retorno à escola na rede estadual de ensino em Santa Catarina marca a retomada de uma rotina alimentar equilibrada para mais de 100 mil estudantes atendidos pela Risotolândia

O retorno às aulas na rede pública estadual de Santa Catarina traz de volta não apenas a rotina de estudos, mas um pilar fundamental para o desenvolvimento de crianças e adolescentes: a regularidade nutricional. Responsável por servir 105 mil refeições diárias em 332 escolas do estado, a Risotolândia preparou para este início de ano letivo cardápios focados em "comida de verdade", visando combater a má nutrição e impulsionar o aprendizado.

Durante as férias escolares, é comum que a rotina alimentar das famílias sofra alterações, com maior consumo de alimentos industrializados, açúcares e horários irregulares. Segundo especialistas, a volta às aulas funciona como um "marco regulatório" para a saúde da criança.

Leia também: Violência doméstica em Araranguá leva jovem à prisão duas vezes em menos de três horas

"A escola é um ambiente de proteção alimentar. O cardápio que servimos na rede estadual segue rigorosamente as diretrizes do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), priorizando alimentos in natura, limitando açúcar e sódio, e oferecendo o aporte de vitaminas necessário para o crescimento", explica Larissa Schlupp, nutricionista e coordenadora da Risotolândia em Santa Catarina. Ela reforça que, para muitos alunos, a refeição na escola é a mais completa e nutritiva do dia.

Combustível para o cérebro

A preocupação com o que vai no prato tem relação direta com o que acontece na sala de aula. Estudos apontam que a carência de nutrientes como ferro e vitaminas do complexo B pode resultar em falta de concentração, fadiga e dificuldades de memória.

Para garantir que os alunos tenham energia para aprender, o planejamento da Risotolândia inclui uma logística complexa que leva ingredientes frescos às cozinhas das escolas. "Nosso foco é descascar mais e desembalar menos. O aluno bem alimentado tem mais disposição, adoece menos e, consequentemente, tem um desempenho escolar superior", pontua a nutricionista.

Conteúdo replicado por Cabeço Negro
Conteúdo replicado por Rita Lombardi - REDE CATARINENSE DE NOTÍCIAS


Siga-nos no

Ressarcimento do INSS: prazo para contestar descontos indevidos termina em março de 2026 Anterior

Ressarcimento do INSS: prazo para contestar descontos indevidos termina em março de 2026

Professores da rede estadual de ensino receberão formação em educação ambiental nas escolas Próximo

Professores da rede estadual de ensino receberão formação em educação ambiental nas escolas

Deixe seu comentário