ALIMENTAÇÃO DE QUALIDADE

“Da Terra ao Prato da Escola”

Primeiro Simpósio da Agricultura Familiar do Vale Europeu aproxima agricultores e administrações municipais no Vale Europeu

   

Miguel Ferrari

O Parque Per Tutti, em Ascurra, foi palco na quarta-feira, 30, do Primeiro Simpósio da Agricultura Familiar do Vale Europeu, evento que reuniu agricultores familiares, nutricionistas, secretários de administração e finanças, além de gestores das Secretarias de Educação dos municípios que integram as associações AMVE e AMAVI.

Com o tema “Da Terra ao Prato da Escola”, o encontro teve como objetivo fortalecer o vínculo entre os produtores rurais e as administrações públicas, incentivando a ampliação da participação da agricultura familiar nas compras institucionais, especialmente no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A programação contou com palestras, painéis e momentos de troca promovidos por instituições parceiras como a FURB, EPAGRI, e entidades ligadas ao desenvolvimento rural e à segurança alimentar.

Parceria pela sustentabilidade e alimentação de qualidade

O simpósio é uma iniciativa da Prefeitura de Ascurra em parceria com a Escola de Gestão do Vale Europeu, braço da AMVE (Associação dos Municípios do Vale Europeu), que atua na formação e integração dos gestores municipais da região. A ação reforça a importância da cooperação entre municípios para desenvolver políticas públicas sustentáveis e fortalecer o papel da agricultura familiar no desenvolvimento regional.

Além de impulsionar a economia local e estimular práticas sustentáveis, o simpósio também promove a alimentação de qualidade nas escolas, garantindo que as crianças dos municípios recebam refeições mais saudáveis, frescas e nutritivas, diretamente vindas da produção local.

Conexão entre campo e gestão pública

Idealizado como um espaço de conexão e aprendizado, o evento reforçou o papel estratégico da agricultura familiar na promoção do desenvolvimento sustentável e na valorização dos produtos locais — garantindo qualidade na alimentação escolar e geração de renda no campo.

“Esse simpósio foi um momento de conexão entre os agricultores e as administrações municipais. Nosso objetivo é estreitar os laços e aumentar a participação da agricultura familiar nas compras públicas. Hoje existe um percentual mínimo que precisa ser destinado à compra de alimentos vindos dos agricultores familiares para a merenda escolar, mas queremos estimular que esse percentual seja o maior possível em todos os municípios”, destacou o secretário de Educação de Ascurra, Rafaello Furlani Destefani.

A nutricionista do PNAE de Ascurra, Maira dos Santos, também celebrou a realização do encontro:

“É com alegria, como nutricionista do município, que oportunizamos esse momento de articulação com a agricultura familiar, nutricionistas e gestores do Médio e Alto Vale do Itajaí. Essa integração é essencial para fortalecer a rede que garante uma alimentação escolar de qualidade e promove o desenvolvimento local.”

Compromisso regional com o desenvolvimento sustentável

A iniciativa reflete o compromisso do Vale Europeu com o desenvolvimento sustentável, unindo economia, meio ambiente e responsabilidade social. Ao incentivar o consumo de alimentos produzidos localmente, o simpósio contribui para fortalecer os circuitos curtos de comercialização e valorizar a identidade rural e cultural da região.

Texto e fotos : Miguel Ferrari / Assessoria de Comunicação de Ascurra

Santa Catarina investe na segurança de escolas com bunkers após tornado devastador Anterior

Santa Catarina investe na segurança de escolas com bunkers após tornado devastador

Mulheres lideram o interesse por estudar no exterior, aponta pesquisa do Salão do Estudante Próximo

Mulheres lideram o interesse por estudar no exterior, aponta pesquisa do Salão do Estudante

Deixe seu comentário