ALIMENTAÇÃO DE QUALIDADE

“Da Terra ao Prato da Escola”

Primeiro Simpósio da Agricultura Familiar do Vale Europeu aproxima agricultores e administrações municipais no Vale Europeu

   

Miguel Ferrari

O Parque Per Tutti, em Ascurra, foi palco na quarta-feira, 30, do Primeiro Simpósio da Agricultura Familiar do Vale Europeu, evento que reuniu agricultores familiares, nutricionistas, secretários de administração e finanças, além de gestores das Secretarias de Educação dos municípios que integram as associações AMVE e AMAVI.

Com o tema “Da Terra ao Prato da Escola”, o encontro teve como objetivo fortalecer o vínculo entre os produtores rurais e as administrações públicas, incentivando a ampliação da participação da agricultura familiar nas compras institucionais, especialmente no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A programação contou com palestras, painéis e momentos de troca promovidos por instituições parceiras como a FURB, EPAGRI, e entidades ligadas ao desenvolvimento rural e à segurança alimentar.

Parceria pela sustentabilidade e alimentação de qualidade

O simpósio é uma iniciativa da Prefeitura de Ascurra em parceria com a Escola de Gestão do Vale Europeu, braço da AMVE (Associação dos Municípios do Vale Europeu), que atua na formação e integração dos gestores municipais da região. A ação reforça a importância da cooperação entre municípios para desenvolver políticas públicas sustentáveis e fortalecer o papel da agricultura familiar no desenvolvimento regional.

Além de impulsionar a economia local e estimular práticas sustentáveis, o simpósio também promove a alimentação de qualidade nas escolas, garantindo que as crianças dos municípios recebam refeições mais saudáveis, frescas e nutritivas, diretamente vindas da produção local.

Conexão entre campo e gestão pública

Idealizado como um espaço de conexão e aprendizado, o evento reforçou o papel estratégico da agricultura familiar na promoção do desenvolvimento sustentável e na valorização dos produtos locais — garantindo qualidade na alimentação escolar e geração de renda no campo.

“Esse simpósio foi um momento de conexão entre os agricultores e as administrações municipais. Nosso objetivo é estreitar os laços e aumentar a participação da agricultura familiar nas compras públicas. Hoje existe um percentual mínimo que precisa ser destinado à compra de alimentos vindos dos agricultores familiares para a merenda escolar, mas queremos estimular que esse percentual seja o maior possível em todos os municípios”, destacou o secretário de Educação de Ascurra, Rafaello Furlani Destefani.

A nutricionista do PNAE de Ascurra, Maira dos Santos, também celebrou a realização do encontro:

“É com alegria, como nutricionista do município, que oportunizamos esse momento de articulação com a agricultura familiar, nutricionistas e gestores do Médio e Alto Vale do Itajaí. Essa integração é essencial para fortalecer a rede que garante uma alimentação escolar de qualidade e promove o desenvolvimento local.”

Compromisso regional com o desenvolvimento sustentável

A iniciativa reflete o compromisso do Vale Europeu com o desenvolvimento sustentável, unindo economia, meio ambiente e responsabilidade social. Ao incentivar o consumo de alimentos produzidos localmente, o simpósio contribui para fortalecer os circuitos curtos de comercialização e valorizar a identidade rural e cultural da região.

Texto e fotos : Miguel Ferrari / Assessoria de Comunicação de Ascurra

“Da Terra ao Prato da Escola” Anterior

“Da Terra ao Prato da Escola”

Mulheres lideram o interesse por estudar no exterior, aponta pesquisa do Salão do Estudante Próximo

Mulheres lideram o interesse por estudar no exterior, aponta pesquisa do Salão do Estudante

Deixe seu comentário