logo RCN

Apiúna tem seu primeiro Fuzileiro Naval

Foram meses de uma rotina envolvendo estudo para o exame de escolaridade do CFN - Concurso para Fuzileiro Naval e intenso preparo físico para o TAFS - teste de aptidão física.

Com excelentes resultados o apiunense, José Emanuel dos Santos (18 anos), foi convocado para se apresentar no dia quinze de fevereiro (15/02/2024) no CIAMPA - Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves) no Rio de Janeiro, para o início do Curso de Formação de Fuzileiros Navais turma 1/2024 da Marinha do Brasil.

Dois meses em internato total, sem nenhum contato com a família ou com o mundo aqui fora, jovens forjados através de uma intensa rotina de exercícios físicos e diversas instruções específicas ao curso.

Finalmente no dia cinco de julho (5/7/2024) foi realizada a formatura da primeira turma de 2024. Seiscentos e sessenta (660) novos combatentes fuzileiros navais. Um momento de muita alegria e emoção para os formados e para a todas as famílias presentes ao evento.

A saudade e a distância de casa e da família não foram empecilhos para que José Emanuel conseguisse concluir com êxito o curso e ainda figurar entre os melhores, sendo o quarto (4°) na colocação geral e ainda ser agraciado como o melhor atirador da turma.

Parabéns ao José Emanuel e aos seus pais Manoel dos Santos e Gisele por este momento de muito orgulho!

O CURSO

O Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN) é conduzido pelo Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA) e Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (CIAB). Possui a duração de 106 dias letivos, sendo 61 dias em regime de internato e 45 em regime de semi-internato (licença nos fins de semana, sem prejuízo da escala de serviço e a critério do Comandante), perfazendo um total de 18 semanas e carga horária total de 968 horas.

O propósito do curso é preparar os Alunos do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (AFSD-FN) para exercerem a função atinente ao Soldado Fuzileiro Naval (SD-FN) e durante as 18 semanas do curso serão conduzidas as atividades instrucionais propriamente ditas. Ressalta-se que da 1ª a 8ª semana, o regime é de internato, com 7 dias letivos, e da 9ª a 18ª semana regime é de semi-internato, com 5 dias letivos.

Na 1ª semana do curso será realizado o período de Adaptação, no qual os candidatos ao CFSD-FN indicados para matrícula, que se apresentarem para tal, serão admitidos e matriculados. Este período de adaptação é caracterizado por atividades administrativas preparatórias e pela aplicação do Teste de Aptidão Física (TAF) inicial, como atividade instrucional. Neste período, o aluno recém-admitido confirmará, ou não, o seu interesse para a carreira naval.

As atividades instrucionais são conduzidas ao longo de 8 tempos de aula diários de 45 minutos cada, com intervalos de 15 minutos entre eles. As Instruções práticas que necessitem ser conduzidas à noite serão ministradas após o pôr do sol e, nestes dias, a quantidade de TA diários será excedida.

Nas 17ª e 18ª semanas do curso será realizado o Exercício de Acampamento, durante o qual os alunos participarão de atividades práticas obrigatórias, a fim de consolidar o conhecimento teórico adquirido nas semanas precedentes.

Caso seja necessário, os fins de semana do período de semi-internato poderão ser utilizados para reforço escolar dos alunos em situação de Baixo Desempenho Acadêmico (BDA) ou Baixo Desempenho Físico (BDF), bem como reposição de aulas perdidas por motivo de força maior, como, por exemplo: interrupção de fornecimento de água ou luz elétrica, condições meteorológicas desfavoráveis, surtos de doenças epidêmicas. A Carga Horária (CH) utilizada para reforço escolar e reposição de aulas perdidas será computada da CH de Tempo Reserva.

Fonte: Marinha do Brasil

Saí da vida pública pela porta da frente e provarei minha inocência Anterior

Saí da vida pública pela porta da frente e provarei minha inocência

Brilhando nos palcos do Brasil Próximo

Brilhando nos palcos do Brasil

Deixe seu comentário