Cerimônia de posse e transmissão de cargo marca novo ciclo em Rodeio com Nei
Tradição à mesa
Caminetto, o premiado restaurante de comida típica italiana
__________________
DAMARIS BADALOTTI
Alimento é energia, beleza, nutrição, mas sobretudo é comunhão. Fazemos várias refeições ao longo da semana e precisamos de comida diariamente para fazer com que o nosso corpo funcione corretamente e para colocá-lo em movimento.
Cultivar o alimento e preparar a comida é uma tarefa histórica da humanidade, mas que se diferencia em cada região, país ou continente com suas peculiaridades. A beleza enxergada na mesa é diferente quando se compara nossos restaurantes mais tradicionais contrapondo-se à invenção dos fast foods.
Nada como sentar-se à mesa, com familiares e amigos e degustar de uma caprichada refeição. Sabemos que na nossa origem italiana, o lugar de qualquer evento familiar é à mesa. Na casa dos descendentes de italiano, ser bem recebido é ser acolhido no local sagrado: a cozinha.
E, diante disso, é preciso reconhecer e valorizar o melhor restaurante de comida típica da nossa região, localizado em Rodeio. De arquitetura aconchegante, com tradição e amor postos à mesa, o Caminetto realmente é um roteiro indicado na gastronomia regional. Um restaurante que por quatro anos consecutivos recebeu o prêmio guia “GARFO DE OURO” como destaque gastronômico do Brasil.
Foto
Há trinta anos surgiu como uma choperia e três anos depois ganhou "cara de restaurante" sob a administração de Nilton Tomellin que está à frente do restaurante há quase 27 anos (06 de dezembro de 1996).
Conversando com Nilton Tomellin, ali, indiscutivelmente, encontramos a dedicação, o capricho e, claro, os melhores pratos italianos. O segredo? Ingredientes frescos, produtores da região, uma cozinha impecável, uma equipe comprometida e a simplicidade de pratos famosos como a “lasagna” e a pizza que são receitas aprendidas por ele lá no início de sua gestão (com a nonna do Paromas) e que se mantem exatamente a mesma até hoje. São mais de vinte opções entre carnes e massas e doze sabores de pizzas, além de lanches.
Na última quarta-feira do mês o Caminetto serve o “primo canto” que, como nos conta Nilton, iniciou com Richard Possamai há mais de dez anos e era o Richard quem preparava. A receita do amigo é seguida até hoje.
O que se vê é muito além de um restaurante tradicional, que mantém sua fidelidade às origens e à simplicidade da maravilha gastronômica italiana. É um local de amigos mesmo, a tradução de ambiente familiar com a sábia administração e acolhimento que Nilton emprega, valorizando o nosso jeito “italiano” de ser. Realmente é um lugar que é para ficar por algumas horas.
“Procuramos ficar focados na tradição italiana, no estilo aconchegante e, especialmente, cuidando com muito carinho nos atendimentos”, diz Nilton.
Essa é nossa culinária regional que merece aplausos e reconhecimento!
E preparem os agendamentos para o Dia dos Pais. O almoço no dia 13 de agosto, Dia dos Pais, será mediante reserva com dois horários: às 11h30min e o da segunda reserva a partir das 13h30min. O cardápio será de dar água na boca.
Até lá, aproveitem de quarta-feira a domingo o serviço à “la carte” a partir das 19h e quintas e domingos almoço a partir das 11h30min.
Primo Canto
O que é “primo canto”? São frangos pequenos, precoces do tamanho de uma codorna e que no Caminetto são preparados com temperos especiais e assados ao forno.
A noite do primo canto (última quarta-feira do mês) é especial desde o serviço até o delicioso cardápio. Você só sai de sua mesa para se servir de uma deliciosa sopa de entrada e depois para a sobremesa. O jantar é servido à “la carte” e você pode até solicitar mais uns pedaços de frango, mas os pratos são muito bem servidos, no que se refere a quantidade. Frango primo canto, uma massa especial, nhoque, polenta cremosa, polenta “brustolada” na chapa e salada.
A noite do primo canto agrada qualquer paladar. É de dar água na boca.
Deixe seu comentário