logo RCN

Entenda a situação da ponte de acesso ao bairro Guaricanas

A ponte Hercílio Luz, construída em 1910, foi interditada para passagem de veículos em junho de 2022. Em agosto, o Governo do Estado aprovou o projeto para construção da nova ponte. Após vencer as etapas burocráticas do processo de licitação, a Prefeitura iniciou a construção das cabeceiras da nova ponte em outubro do mesmo ano. A obra está sendo executada com recursos próprios do município e a estrutura de transposição, que é pré-moldada, será fornecida pela Defesa Civil estadual, sendo essa a terceira etapa da obra.

A primeira etapa, que foi a construção das cabeceiras, está concluída. Neste momento a Prefeitura executa a segunda etapa que corresponde ao reforço das estruturas, exigência feita pelos técnicos da Defesa Civil estadual para que a nova ponte receba caminhões com cargas elevadas. Essa questão, feita devida à altura da ponte e o trafego intenso de veículos pesados, só foi exigida na vistoria técnica realizada após a conclusão da primeira etapa, sendo um erro cometido no desenvolvimento do projeto inicial. A Prefeitura abriu processo administrativo para penalizar os responsáveis. Na fase atual da obra, de reforço das estruturas, há necessidade do rio estar em nível baixo, sendo impossível, neste momento de enchente, trabalhar no local.

Atualmente os moradores contam com um desvio provisório ao lado da ponte para passagens de veículos, inclusive caminhões. Para dias em que a estrada fica interditada em virtude da elevação do nível do Rio Itajaí-Açú, a Prefeitura disponibiliza veículo para transporte dos moradores daquela comunidade até o centro do município, utilizando a ponte da Margem Esquerda, em Apiúna, como rota alternativa para passagem.

Linha do tempo

Em 9 de junho de 2022 foi registrado um deslizamento na cabeceira da Ponte Hercílio Luz, que dava acesso ao bairro Guaricanas. Construída em 1910, com mais de 120 anos de existência e sem as devidas manutenções no passar dos anos, a estrutura era um risco para a população. Após a avaliação de engenheiros e da Defesa Civil de Ascurra, ela foi interditada para o trânsito e, a partir de então, se intensificou a busca por uma nova ponte para esta via.

Em 30 de junho de 2022, 20 dias após a ocorrência que interditou a antiga ponte, foi assinado no escritório da Defesa Civil de Santa Catarina, em Florianópolis, o convênio entre a Prefeitura e o Governo Estadual garantindo a nova ponte para o bairro. A partir de então, foi iniciado o processo para construção das cabeceiras da ponte, que é a contrapartida da administração municipal.

A prefeitura desenvolveu o projeto de engenharia das cabeceiras, aprovado em 30 de agosto de 2022, pela equipe técnica da Defesa Civil estadual. Respeitando os prazos previstos em lei, a licitação para contratação da empresa foi publicada em 16 de setembro, e homologada em 10 outubro de 2022, assinando nos dias seguintes a ordem de serviço para a execução das cabeceiras.

Em fevereiro de 2023, a obra das cabeceiras passou por uma vistoria com técnicos da Defesa Civil de Santa Catarina que, após avaliação, tendo em vista o tráfego intenso de veículos pesados e a altura das cabeceiras, solicitou que fossem construídas bases de reforço nas estruturas.

Então, a Prefeitura de Ascurra iniciou o processo para esta nova etapa da obra. Foi contratada uma Assessoria de Engenharia externa para produzir o projeto dos reforços. Após isso, o município realizou uma nova licitação para a contratação da empresa que, a partir e 27 de julho de 2023, teve a ordem de serviço autorizada.

Por conta dos trabalhos aconteceram no leito do Rio que passa por ali, os serviços estão condicionados ao nível do ribeirão. Quando, por conta das chuvas, o nível da água fica elevado, os trabalhos ficam impedidos.

Neste período, a Prefeitura de Ascurra tem promovido ações para diminuir os impactos desta obra para a comunidade local. Foi construído um desvio provisório, ao lado da obra da nova ponte, com aterro de tubos, que permite a passagem de veículos para aquela comunidade, inclusive caminhões. Além disso, nos dias em que o desvio fica interditado devido a elevação do rio, a Prefeitura também disponibiliza transporte com carro para os moradores, em horário comercial, utilizando como rota alternativa a ponte pênsil da margem esquerda do município de Apiúna.

Fonte e fotos: Richard Ferrari

De Apiúna para o Mundo Anterior

De Apiúna para o Mundo

Alesc define medidas emergenciais para acelerar socorro a cidades atingidas Próximo

Alesc define medidas emergenciais para acelerar socorro a cidades atingidas

Deixe seu comentário