Cerimônia de posse e transmissão de cargo marca novo ciclo em Rodeio com Nei
Ascurra de Oportunidades encerra 2022 com mais de 100 formandos
O programa Ascurra de Oportunidades chegou ao segundo ano de atuação no município em 2022. Durante todo o ano, foram realizados cinco cursos, que formaram 130 pessoas de diferentes idades. Na noite desta terça-feira (06), na Sociedade Sete de Setembro, aconteceu a cerimônia de encerramento e entrega dos certificados para os alunos capacitados.
Os cursos oferecidas em Ascurra foram a Capacitação para o Mercado de Trabalho para jovens de 16 a 18 anos com carga horária de 171 horas, Educateen de Educação Financeira e Preparação para o Mundo do Trabalho para jovens de 14 a 16 anos com carga horária de 106 horas, Curso de Operador de Máquinas e Ferramentas com carga horária de 150 horas, Curso de Costura básica com carga horária de 60 horas e o Curso de Informática Básica com carga horária de 64 horas.
Em 2021 a Prefeitura de Ascurra, através de uma junção de diferentes ações, implementou o projeto ‘Ascurra de Oportunidades’. Este programa tem como objetivo proporcionar mais oportunidades para a população ascurrense, criando mão de obra capacitada para os empreendimentos do município. O governo municipal buscou isso através da oferta de cursos e capacitações em diferentes áreas, em parcerias com outras entidades, como o Senac e Senai.
Além da formatura do Ascurra de Oportunidades, a noite marcou a entrega oficial do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico de Ascurra, o PEDEM. Este documento foi elaborado após diversos encontros com a classe empresarial durante dois anos, e tem como objetivo destacar as potencialidades econômicas locais, bem como elencar metas para o setor no âmbito municipal.
Participaram deste evento simbólico o Prefeito de Ascurra, Arão Josino, o vice-prefeito, Soires Trentini, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafaello Furlani Destéfani, a vereadora Rosangela Debarba, o Diretor da Faculdade Senac em Blumenau, Fábio Peçanha Ricci, e o Coordenador Regional do Sebrae para o Vale do Itajaí, Aloisio Salomon.
Além disso, o município tem incentivado o empreendedorismo local através da Sala do Empreendedor, que é o ponto de referência para o empreendedorismo local. O local oferece atendimentos voltados ao ambiente do microempreendedor individual e, também, conta com o Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal, que auxilia pessoas físicas e jurídicas na resolução de problemas, agilizando e otimizando os processos.
Texto: Richard Ferrari/Assessoria PMA.
Deixe seu comentário