Março de muito trabalho e reconhecimento
Na noite do dia 11 de março, durante a Sessão Ordinária, a Câmara de Vereadores de Ascurra homenageou um grupo de mulheres, representantes de diferentes segmentos da sociedade, por suas trajetórias e por serem fonte de inspiração para outras mulheres. A homenagem marcou a comemoração pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. A homenagem foi concedida a: Benvinda Poffo, Patrícia Dias, Olindina Costa Soares, Beatriz Agostini, Claudete Meurer, Neila Terezinha Belegante Boimer, Sislaine Bagatolli, Sandra Vansuita e Valdina Stedile.
A Câmara Municipal aprovou, também em 11 de março, a lei que institui o “Abril Azul” para dar visibilidade à conscientização ao Transtorno de Espectro Autista (TEA) e outras providências. Na norma está regulamentada a carteirinha que ajudará os autistas a terem, por exemplo, mais agilidade no atendimento preferencial, visto que a condição, por vezes, não é facilmente identificada. Também fica facultado o uso do cordão quebra-cabeças ou o cordão de girassol como identificador da pessoa com TEA. Com isso, a inclusão social também poderá ocorrer de uma forma mais efetiva no município. A Carteira de Identificação do Autista será expedida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), e será numerada para possibilitar a contagem dos portadores de TEA na cidade. O documento será gratuito e terá validade de cinco anos. Também foi aprovada uma lei com normas sobre a restrição alimentar dos alunos com TEA nas escolas públicas e privadas.
A 7ª sessão ordinária de 2024 da Câmara Municipal, realizada no dia 18 de março, contou com a presença da secretária municipal de saúde Francielle Borguesão. A secretária utilizou a tribuna para responder a questionamentos de vereadores sobre a gestão da Secretaria de Saúde, sob seu comando desde dezembro de 2023. Franciele respondeu perguntas sobre os critérios de agendamento e pontuou sobre os atendimentos diários. A secretária terminou seu pronunciamento fazendo um balanço do trabalho realizado durante os últimos dois meses à frente da Secretaria, frisando conquistas e desafios enfrentados pela Gestão, pedindo colaboração do Legislativo em prol dos cidadãos.
Na cerimônia de entrega do prédio destinado ao Centro Integrado de Educação e Cultura, no dia 19 de março, o prefeito de Ascurra sancionou a Lei de Origem Legislativa que dispõe sobre a denominação do Centro Integrado de Educação, Cultura e Esporte Padre Paulo Crispino Marconcini.
No dia 21.03, a Câmara Mirim de Ascurra, sob coordenação do servidor Vidal José Michei da Luz Junior, participou do Seminário de Iniciação do Vereador Mirim. O evento foi promovido pela Escola do Legislativo Dep. Lício Mauro da Silveira em parceria com a Câmara Municipal de Indaial. Os jovens tiveram palestras sobre a Constituição Federal, as funções da vereança e o papel do vereador e oratória. Também participaram de oficinas práticas.
Desde o início dos trabalhos legislativos foram feitas 34 indicações ao executivo para atender demandas nos bairros da cidade.
Acompanhe a Câmara pelas redes sociais e jornal.
Deixe seu comentário