logo RCN

“La Gioia di Cantare”

O resgate da tradição italiana na Settimana Per Tutti

Ticiany Montagna e Roberta Dalponte são as vencedoras do Festival da Canção Italiana ‘La Gioia di Cantare’ 2022. Realizado na noite da quarta-feira, 10, o evento recebeu cantores de diversas cidades como Apiúna, Balneários Camboriú, Rio dos Cedros, Rodeio, além de representantes de Ascurra. O evento foi aberto ao público e aconteceu no Teatro do Colégio São Paulo.

O objetivo deste evento é resgatar e promover a cultura italiana em Ascurra, a descoberta de novos talentos e estimular o desenvolvimento musical e cultural. A edição 2022 do concurso foi dividida em duas categorias: até 15 anos e livre. Na categoria até 15 anos, os participantes foram Marlon Richard, de Rio dos Cedros, que apresentou a música Il Mondo, versão do trio Il Volo, e Ticiany Montagna, de Apiúna, com a canção Tintarela Di Luna, da autora Mina Mazzini.

A categoria livre teve quatro participantes. A primeira a subir ao palco do teatro foi a ascurrense Marize Cavilha Biscaia, que apresentou a música Speranza, da autora Laura Pausini. Em seguida, a candidata Eduarda Costa, de Rodeio, esteve apresentando a canção Non Cé, também da autora Laura Pausini. O terceiro participante foi Cristian Ritter, de Balneário Camboriú, que interpretou a música Il Mondo, na versão de Jimmy Fontana. A última apresentação da noite ficou por conta da cantora Roberta Dalponte, de Rodeio, que apresentou a música Strani Amori, na versão de Laura Pausini.

Os participantes foram avaliados por quatro jurados, que tem conhecimento sobre música, cultura e a língua italiana. Foram eles: Aldo Percy Tomio, primeiro presidente da Associazione Veneta di Ascurra e membro do Rotary Club de Ascurra; Maria Oliva Poffo, professora de música na Casa da Cultura de Ascurra; Rogério Rossetto, mais conhecido como Rogério Gaúcho, é cantor e gaiteiro há 25 anos, também sendo professor de música na Casa da Cultura e Welisson Souza, professor da Fanfarra Municipal de Ascurra. Os quesitos avaliados pelos jurados foram interpretação, afinação, dicção, ritmo e pronúncia da língua italiana.

Na categoria sub-15, o título ficou com a jovem Ticiany Montagna, com o segundo lugar sendo ocupado por Marlon Richard. Na categoria livre, o troféu de campeão ficou com Roberta Dalponte, com Cristian Ritter em segundo, Eduarda Costa em terceiro e Marize Cavilha em quarto completando o pódio. Além do troféu, os vencedores receberam premiação em dinheiro.

Estiveram prestigiando o Festival o prefeito de Ascurra, Arão Josino, os vereadores Luiz Gadotti e Maicon Possamai, a Diretora de Cultura, Scheila Prade, e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafaello Furlani Destéfani.

Que o reconhecimento e a esperança sempre Viva! Anterior

Que o reconhecimento e a esperança sempre Viva!

Per Tutti movimenta o fim de semana em Ascurra Próximo

Per Tutti movimenta o fim de semana em Ascurra

Deixe seu comentário