Os Jornais Impressos de Ascurra
Os jornais impressos reinaram por muito tempo em nosso meio. Com as mídias, redes sociais e aplicativos, estes jornais perderam um pouco de espaço, mas ainda se mantêm vivos em nosso meio. Nada como abrir um jornal e ler calmamente as matérias, colunas e notícias em toda a sua totalidade e veracidade. Vamos falar aqui de todos os jornais impressos que circularam e foram criados na cidade de Ascurra.
Não abordaremos neste momento os informativos emitidos pela igreja. Estes sempre existiram desde a colonização da cidade e tiveram e continuam tendo papel importante na comunidade.
A informação chegava lentamente para as pessoas no passado. Hoje com as redes sociais, as notícias chegam de forma “on line” e viralizam no mundo inteiro em questão de segundos. Porém ali também reina muitas inverdades e nem sempre notícias confiáveis .
Jornal Ascurra Rumo ao Progresso
Este informativo foi criado pela prefeitura de Ascurra e tinha caráter cultural, informativo e político. Seu principal objetivo era publicar as ações da prefeitura. Foi uma decisão do prefeito da época, Aires Rogério Dalfovo, que inovou a forma como a prefeitura comunica-se com a população.
O primeiro exemplar circulou na cidade em fevereiro de 1993. Era mantido pela prefeitura e também por patrocinadores. Seu jornalista responsável era Luiz Antônio Casa da ACM Ass Comunicação e Marketing de Rio do Sul. A última edição circulou em fevereiro de 1997
Edição número 01 do jornal Ascurra Rumo ao Progresso
Última edição do jornal Ascurra Rumo ao Progresso
Jornal Adesso
Este jornal nasceu dentro do Colégio São Paulo e tinha objetivo cultural, porém anunciava também demais matérias. Seus fundadores foram Aldo Percy Tomio, Marcos David Berti, Jilmar Humberto Chiarelli e Sandro Luiz Bazzanella. Depois de algum tempo o Colégio São Paulo reuniu seus fundadores e anunciou que não desejava mais fazer a organização do jornal. Desta forma alguns dos fundadores, Aldo Percy Tomio e Marcos David Berti, resolveram continuar com o jornal de forma particular. Outros apoiadores como Wilson Jose Barbetta e Rafael Bona entraram na equipe. A publicação era mensal e mantida com recursos de patrocinadores e também da prefeitura.
O primeiro exemplar circulou na cidade em junho de 1999 e a última edição circulou em dezembro de 2004. A difícil decisão de parar com o jornal deu-se por falta de apoio da prefeitura. Apenas com os patrocinadores particulares não era possível a manutenção das despesas já que o jornal era distribuído gratuitamente.
Primeira edição do jornal Adesso
Última edição do jornal Adesso
Cerimônia de fundação do Jornal Adesso na Sociedade Sete de Setembro
Jornal Visão
O jornal Visão foi criado por Cristiano Carlos Baifus. A equipe era composta também por Adriana Pisa e Vanessa Sobota. Circulou nas cidades de Rodeio, Ascurra e Apiúna no período de 2001 a 2004. Tinha caráter informativo e cultural de publicação mensal e passou a ser quinzenal depois de um determinado período.
O jornal Visão era impresso em uma gráfica de Ascurra e depois passou a ser impresso no Jornal de Santa Catarina. Lá foi possível impressão com a capa colorida. Era mantido por patrocinadores e participou da Adjori
Jornal Parole
Criado pelo jornalista, escritor e poeta Ailton Coelho da cidade de Apiúna. O primeiro exemplar circulou na cidade no dia 25 de janeiro de 2007 e continua nos dias atuais. Seu lançamento aconteceu na Sociedade Sete de Setembro com a presença de várias autoridades.
O jornal Parole está bastante focado na cultura, mas também divulgou outras matérias de interesse da sociedade. Vários colunistas publicam assuntos relevantes expressando seus pontos de vista. Tem circulação mensal e é distribuído de forma gratuita na região.
Vários jornais de grande porte no Brasil e região deixaram de circular de forma impressa. Porém pequenos jornais continuam circulando na forma antiga atendendo leitores exigentes.
Primeira edição do Jornal Parole
Deixe seu comentário